quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ciclos, progressão e a Escola

Toda mudança no conteúdo da educação escolar envolve reorganização das funções da escola desde a sociedade, até a formar cidadãos. Sempre foi um dos objetivos da escola, mas hoje, tornou-se sua principal finalidade. Assim sendo, é que a função de transmitir conhecimentos é questionada por não fazer a ponte entre educação e a vida social.
Com a progressão continuada, surgiram novas temáticas curriculares, novas seleções e elaborações de conteúdo em negligência dos conteúdos sistematizados, além do mais, a própria organização escolar por ciclos tem como objetivo o repensar a “transmissão” de novos conteúdos.
No passado os PCNs legalizaram os novos conteúdos, hoje a idéia é só de simplesmente “substituir” os conteúdos intelectuais pelo ensino das competências, fazendo com que cada vez mais espaço e formando um certo consenso entre os profissionais da educação, por vezes, de forma inconsciente, transformando o professor em um incansável ativista, sem ver um futuro promissor e sendo assim, negligenciando a profissão docente e o ato de ensinar; transferir a função educativa da escola para a sociedade, deixando de fazer ciência para fazer senso comum, a escola ao tentar retornar atualmente a importância dos conteúdos intelectuais capenga, colocando em discussão, já por tantas vezes, o objetivo da educação e de tudo que lhe diz respeito se é que existe algum.

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