quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

A sociedade brasileira reflete, por sua propria formaçao historica, o pluralismo!!!
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentaçao, modo de se vestir , entre outros fatores. É uma caracteristica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geraçao em geraçao e demostra aspectos locais de uma populaçao.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões

“Desigualdades raciais e identidades culturais”, visões antropológicas , relativismo cultural: o significado de um ato deve ser visto em seu contexto posturas que se manifestam nos planos intelectual e afetivo.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência pretensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural, mas nós futuras asistentes sociais devemos nos despir de qualquer tipo de preconceito, pois somos todos iguais e juntos seremos sempre mais. Devemos respeitas todas as tribos somos seres mutaveis e vivemos constantes transformaçoes seja no ambito, pessoal, profissional, amoroso... devemos ter consciencia que enriquecemos nossa personalidade e nossas relaçoes atraves do conhecimento de outras culturas e dos contatos que temos com elas.
          http://servicosocial-9273.blogspot.com/2010/09/diversidade-cultural-no-brasil.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário